As ações de Merchan (como é carinhosamente chamada) não são apenas produtos que você vê no banho da atriz na sua novela favorita, na mesa do mocinho ou no programa de auditório.
Merchandising também são as ações feitas, diretamente, no ponto de venda (PDV). Quando você vai ao mercado e vê diversos materiais promocionais expostos junto ao produto, degustações e toda ação para chamar a sua atenção direto no local de compra e influenciar a sua decisão ali mesmo, direto no caixa!
Diante disso, pode-se dizer que é a reunião de todos os esforços possíveis destinados a valorizar o produto aos olhos do consumidor, cujo principal objetivo é estimular a venda no próprio local de exposição.
Merchandising é qualquer técnica, ação ou material promocional usado no PDV que proporcione informação e melhor visibilidade a produtos, marcas ou serviços, com o propósito de motivar ou influenciar as decisões de compra dos consumidores.
REGINA BLESSA – PRESIDENTE DO IEV – INSTITUTO DE ESTUDOS EM VAREJO.
Como Marketing estuda e acompanha as constantes mudanças, podemos listar alguns TIPOS DE MERCHANDISING.
PDV- Ponto de venda
Todas as ações feitas no place onde o produto é comercializado, com objetivo de destaca-lo entre os demais. Podendo estar em exposição promocional, gôndolas, prateleiras e outros.
Merchandising Fora do PDV
O intuito é reforçar a imagem da marca e fazer com que o cliente se lembre dela.
Editorial ou Product Placement
Exibição de produtos em produções como novelas, filmes e programas de televisão.
Merchandising de organização
Determina o local mais indicado para se evidenciar um produto. Os produtos mais rentáveis são colocados em lugares estratégicos para que seja focado primeiro.
Merchandising de sedução
Criar seções com ambientes atraentes e apelativos para chamar a atenção do cliente e concretizar a compra, gernado sensações e instigando a compra pelo sensitivo.
O Merchan têm como objetivo:
- Comunicar, evidenciar, diferenciar e motivar uma mensagem, no intuito de chamar a atenção do consumidor;
- Agregar valor à marca;
- Vender produtos de forma conjunta;
- Oferecer satisfação ao consumidor;
- Investir em novidades;
- Atender as necessidades do cliente.
Vantagens
- Facilitar a compra;
- Economizar tempo;
- Evidenciar necessidades;
- Gerar lealdade;
- Atrair novos consumidores;
- Aumentar o lucro da marca;
- Valorizar o espaço da loja;
- Maximizar a rotatividade dos produtos;
- Gerar diferenciação da concorrência
- Estimular a compra por impulso;
- Valorizar a imagem da marca.
Tags:Marketing Marketing digital merchan merchandising PONTO DE VENDA