É possível que esta seja a palavra do momento em marketing digital. Engajar significa que, não basta estarmos onde nossos clientes estão, precisamos nos tornar relevantes para eles. Tudo bem, mas que ações podemos realizar para envolver um determinado público no universo online?
O que todos buscam quando se começa um e-commerce, uma Fan page ou alguma publicação na internet é o engajamento do público-alvo com a sua marca. Foi-se o tempo que as curtidas de fãs eram sinônimos de sucesso, hoje você pode alcança-las com um bom investimento e tal, mas e a relação? Claro que, num primeiro impacto, isso gera credibilidade para o novo cliente; mas quando refere-se ao engajamento, o envolvimento e a simpatia do público com a sua marca torna-se relevante e isso não pode ser comprado, precisa ser conquistado.
Mas como podemos engajar nossos usuários?
Esta é a pergunta de 1 bilhão de Dólares….
Conteúdo de qualidade atrai os seguidores provenientes de quaisquer canais. Mas quando fala-se em marcas, não há limitações.
Engajar: participação ativa em assuntos e circunstâncias de relevância política e social, passível de ocorrer por meio de manifestação intelectual pública, de natureza teórica, artística ou jornalística, ou em atividade prática no interior de grupos organizados, movimentos, partidos etc.
Ferramentas existem de montão para comprar likes e fãs, mas como isso funciona pro seu negócio?
NÃO FUNCIONA, afinal aquelas pessoas sejam elas robts ou reais, não terão nenhum tipo de afinidade com a sua marca e a chance de se tornarem um consumir final ou fazer o Buzz da sua marca não vai rolar. Sua Fã base é apenas mais uma das métricas usadas para avaliar o desenvolvimento da sua marca. O boca a boca sempre será uma das melhores estratégias para somar seguidores EM POTENCIAL, com afinidades e engajados.
Fãs engajados comentam, curtem, compartilham e se identificam com a personalidade da sua marca, veem ela como uma amiga e assim as coisas vão fluindo. Não fique esperando os milagres acontecerem, conteúdo, segmentar propagandas, investir em patrocínio segmentado, divulgar nos canais certos, boa mídia e aproveitar os ganchos são as principais ferramentas para você usar e abusar.